Publicações em destaque
O melhor conteúdo para profissionais criativos
Na DEZAINE promovemos o acesso ilimitado e permanente a conteúdo relevante e de qualidade, produzido por uma equipa dedicada e sempre inspirada, tudo para que te tornes um profissional diferenciado e a melhor versão de si mesmo.
Inscrições Abertas para o Luum Awards – prémio para mensagens sócio-ambientais na publicidade
Estão abertas a partir de hoje as inscrições para o Luum Awards, neste momento o único festival global que premeia exclusivamente mensagens de sensibilização socioambiental na publicidade.
Bass Pale Ale: A Primeira Marca Registada
O triângulo vermelho foi uma das primeiras entre várias marcas a ser largamente reconhecida como consequência da repetição. Sendo marca de cerveja, ela foi o objecto bastante explorado pelos artistas no século XIX em obras de artes plásticas.
Porquê todo o designer devia usar um sketchbook?
Muitas vezes em trabalhos feitos directamente ao computador, incorremos ao risco de obter resultados meramente ocasionais e desprovidos de história e propósito.
Google Fontes agora com mais ícones
Recentemente o repositório de ícones do Google Fontes foi actualizado com milhares de ícones, para uso gratuito e comercial, que de certeza poderão facilitar e flexibilizar o trabalho de quem cria projectos Web, mobile ou de design gráfico.
Office-Pod: o carro-escritório da Nissan para home-office
Combinar viagens, acampamentos e uma vida na estrada com a dedicação ao trabalho em home office já não é apenas um sonho distante, o lançamento do veículo-conceito da Nissan, prova-nos como é possível a combinação entre a produtividade de um escritório com o frescor da natureza.
Painel Semântico como ferramenta de apoio em projectos de design
Painel semântico ou moodboard é uma técnica que busca traduzir a linguagem verbal, em linguagem não-verbal através de imagens (signos visuais), a fim de ajudar na inspiração e criação de um projecto de comunicação visual.
Porquê se deve iniciar projecto com o briefing?
No campo de design, é crucial que o profissional, ao entrar em um novo projecto evite, deste modo, ter ideias pré-concebidas. Só desta forma poderá proceder de modo criativo.
Psicologia das cores como fundamento para linguagem visual
O conceito sistematizado da teoria das cores foi cunhado pelo escritor, poeta e cientista naturalista Johann Wolfgang von Goethe, durante a sua estadia em Roma, onde ele descobriu o seu amor pela cor através das obras de artes criadas por artistas romanos
Digital Lab Africa - Programa de mentoria e incubação para criativos africanos
O Digital Lab Africa, o primeiro programa de mentoria e incubação para criativos africanos em conteúdo inovador e digital, lançou a sua chamada de candidaturas para artistas, produtores, designers, colectivos, estudantes ou empreendedores das indústrias criativas e culturais, inclusive de toda a África Subsaariana
BURGER KING: Uma identidade visual menos artificial
A identidade foi criada pela equipa da Jones Knowles Ritchie (JKR), agência sediada em Londres que, a meu ver e pelo resultado, a agência respeitou o DNA da marca, facto bastante pertinente no processo de desenvolvimento de qualquer projecto.
A história pode ser a chave para inovação do design gráfico
Nós como designers gráficos temos que ter o discernimento suficiente para compreender que a inovação resulta de um melhoramento, seja ele pacífico ou radical. Tem que ser algo que mude, ou acrescente algo positivo aos consumidores de determinados produtos. E isso, felizmente, é possível de modo não mais difícil, e talvez complexo, graças ao método projectual que o verdadeiro designer gráfico faz o uso.
De onde vem o Lorem Ipsum?
Se você é designer ou já pesquisou por alguns modelos de folhetos, livros e outros formatos de publicação impressa e online, com toda a certeza já se deparou com algum texto iniciado por lorem ipsum. Afinal de contas o que é e de onde vem isto? Porque é que os designers usam tanto?
3 designers africanos para inspirar-te
África constitui um universo vasto e distinto. Buscar inspirações no nosso contexto, pode ajudar a resolver problemas locais e construir narrativas fortes a nível cultural por intermédio do design. Conheça: Laduma Ngxokolo, Renee Rossouw e Thebe Magugu.
Adidas lança campanha de sapatilhas feitas de plástico reciclado
A Adidas associou-se à agência criativa Mojo Supermarket para uma campanha inteligente que permite comprar um par de Stan Smiths usando garrafas de plástico. A campanha visa encorajar o público a criar a cultura de reciclar e salvar o mundo do desperdício de produtos prejudiciais ao planeta.
Design gráfico no cinema - Unbreakable Kimmy Schmidt
Design é, de facto, uma linguagem. É pouco falado, mas programas televisivos e filmes têm a intervenção de um designer gráfico. A marca de um programa ou filme é e deve ser concebida por um designer gráfico.
Design e cultura imaterial para celebrar o Dia Internacional de Design
A DEZAINE está a organizar um debate alusivo ao Dia Internacional do Desing, com o tema “Design como Linguagem para a Cultura Imaterial”. Contará com a participação de Michele Cavaloti e Mércio Chambal, moderação de Diana Novela.
Fazer o bem ou o mal importa em design?
É verdade que os designers com mais dificuldades económicas se tornam mais dependentes de seus clientes, e por via disso acabam por se envolver em trabalho apenas por razões económicas, já que a moral é incapaz de pagar as contas.
Fale connosco
A nossa equipa está sempre à disposição para ajudar. Caso tenha em mente algum projecto, necessidade de fazer alguma consulta, contribuição ou sugestão, não hesite em entrar em contacto connosco. Conte-nos também sobre como está a ser a sua experiência com o nosso website e como podemos ajudar a melhorar a sua experiência.
Estamos nós a potenciar a evolução, ou a alimentar o “emburrecimento” colectivo? Antigamente, taxistas londrinos memorizavam o nome de cada uma das 25,000 ruas antes de terem a licença; com a chegada do GPS, menos hipocampo trabalhado, dizem alguns estudos. Ferramenta de empoderamento ou um atalho para o atrofio cerebral?