Competição de Arquitectura do Património da África 2021

DEZAINE_CPDIAfrica Competition_DianaNovela.00001.png

Você já imaginou como seria a Arquitectura da África hoje, se as grandes civilizações do Egipto, Timbuktu, Mali, Dogon, Zulu, Yoruba e milhares de outros impérios africanos tivessem continuado a se desenvolver e evoluir em sua própria identidade única? Imagine a transformação da paisagem africana em extensas metrópoles repletas de obras-primas arquitetônicas, celebrando novas interpretações de elementos de design tradicionais, retratados com todo o conforto das inovações e técnicas modernas.

A Community Planning & Design Initiative Africa (CPDI Africa) é uma competição de design e construção inspirada na cultura, baseada em pesquisa, criada para inspirar o desenvolvimento de comunidades e bairros bem-sucedidos no continente, com arquitetura africana moderna que é cultural e ambientalmente sustentável. Acreditando que o redesenvolvimento do ambiente construído da África deve ser como sempre foi, construído como um esforço colaborativo entre os membros da comunidade e os construtores mestres designados, CDPI África envolve a participação da comunidade de design na África e na Diáspora em geral, para a realização de sua visão.

O concurso Community Planning & Design Initiative Africa (CPDI Africa) é uma sucessão dos acontecidos em 2015,2017 e agora em 2021 tem como tema CPDI Africa Heritage Architecture Competition (Competição de Arquitetura do Patrimônio da África) e o tipo envolvente na competição são ideias, então flua a sua imaginação, mãos a obra.

 

Elegibilidade:

A competição CPDI África 2021 está aberta a estudantes e profissionais de arquitectura e todas as profissões relacionadas ao ambiente construído, incluindo artes e design, engenharia, planeamento urbano e design urbano. Os participantes podem entrar na competição como indivíduos ou podem enviar suas inscrições como parte de uma equipe de designers, artistas, engenheiros e planeadores. As equipes são limitadas a no máximo 3 membros.

 

A competição está aberta a qualquer raça, religião ou credo e incentiva empreendimentos colaborativos entre profissionais de desenvolvimento na África e na Diáspora. Os candidatos podem se registar de todas as partes da África, Américas, Caribe, Europa e Ásia e são incentivados a formar equipes multiculturais / multinacionais para aproveitar uma multiplicidade de ideias criativas. Os candidatos são incentivados a buscar inspiração em suas raízes africanas para seus conceitos. Projectos enviados que sejam cópias óbvias de edifícios existentes serão desqualificados.

 

O desafio:

O concurso CPDI África 2021 convida à apresentação de projectos de protótipos para um Centro Cultural contemporâneo inspirado na arquitectura da Diáspora Africana.

 

Para projectar protótipos de arquitectura centrada ou inspirada na África que reflicta a cultura, a estética e a sustentabilidade para o design e desenvolvimento da comunidade na África de hoje, a pesquisa deve acompanhar o design. As ligações entre pesquisa e design são alcançadas em três categorias:

  • Cultura-estilo de vida (planta baixa e funcionalidade)

  • Estética (acabamento e decoração)

  • Sustentabilidade (materiais, clima e custo)

 

Os participantes do concurso de design CPDI África devem primeiro realizar pesquisas sobre a arquitectura tradicional de seus grupos étnicos seleccionados para compreender o impacto do clima, estilo de vida, normas sociais, filosofias culturais e crenças espirituais na utilização do espaço e localização dentro da comunidade. Fontes de pesquisa estão disponíveis em nossos links:

Os participantes devem explorar a estética e as linguagens artísticas de seus grupos étnicos seleccionados ou regiões africanas para obter inspiração de seus padrões decorativos e simbólicos, motivos, texturas, cores, formas e acabamentos.

 

Os participantes também devem compreender o uso de materiais específicos e técnicas de construção, prestando atenção especial à sustentabilidade, disponibilidade e acessibilidade de materiais locais em sua região africana seleccionada. É fundamental utilizar esses materiais e técnicas de uma forma que comprove sua relevância em um ambiente construído contemporâneo para a África.

 

Os participantes são encorajados a adquirir inspiração adicional da evolução de outras artes africanas, como música, moda, artes visuais, culinária, cinema e teatro, para expressões mais intrincadas da criatividade africana, mas o mais importante, como a vida africana é vivida. É a tradução arquitectónica desses elementos do quotidiano que fortalecerá seu conceito de design.

Finalmente, os participantes devem harmonizar os resultados de suas pesquisas para desenvolver seus projectos de acordo com o resumo do projecto CPDI África 2021. Através deste processo, arquitectos, artistas, designers e profissionais aliados do ambiente construído criarão protótipos de design estimulantes e bem-sucedidos para um Centro Cultural culturalmente apropriado e sustentável para a África e a Diáspora.

 

Requisitos de entrada:

Todos os indivíduos e membros da equipe que participam da competição devem se registar para participar no site da CPDI África e enviar a isenção de participação. A inscrição, o pagamento da taxa de inscrição e a submissão do seu projecto também servirão como isenção oficial de participação.

 

As taxas de inscrição antecipada / com desconto estão disponíveis no site a partir de 1º de Janeiro de 2021. Isenções de participação e validações de pagamento serão necessárias (durante a fase de inscrição) para que as inscrições de design sejam aceitas.

 

Após a inscrição, os participantes receberão o brief de design do CPDI África 2021 e um modelo de envio de pager. Os participantes podem enviar mais de uma inscrição, mas cada inscrição requer sua própria identificação, registo e pagamento da taxa.

O portal de inscrições abre em 1º de Abril de 2021 e o prazo para inscrições é 31 de Agosto de 2021. Os vencedores serão anunciados em Novembro de 2021.

 

Breve apresentação do design

O Centro Cultural Comunitário - Um centro cultural inspirado nas origens africanas.

 

Diretrizes:

Crie um conceito de design para o Centro Cultural que:

É único e icónico, preservando o património arquitectónico da cultura.

Tira inspiração funcional de 1 (um) grupo étnico ou região específica na África. Ocupa uma área construída mínima de 600m2. Ocupa um contexto culturalmente apropriado que reflecte a funcionalidade dos espaços urbanos africanos. Usa um programa espacial que aborda o uso do edifício como museu e centro cultural reflecte elementos da cultura africana, estilo de vida e filosofia em sua funcionalidade.

Comemora a identidade africana em seu design de interiores, estética e imagens visuais. É construído com materiais disponíveis localmente, sustentáveis ​​e acessíveis É realista, edificável e pode ser reproduzido facilmente por trabalhadores qualificados e não qualificados.

Pode ser construída com sucesso dadas as questões de custo, materialidade e factores económicos regionais.

 

Requisitos de submissão:

Além de enviar o póster de submissão (formato de arquivo JPEG / PNG) no site da CPDI África, os participantes também deverão fornecer um link para uma pasta separada em sua unidade online (google drive / dropbox) com o formato do título: Nome do participante_Nome do protótipo_CPDI 2021. Cada pasta deve conter as seguintes informações:

- Um nome para o protótipo:

Um nome deve ser escolhido do grupo étnico primário que inspirou o design. Deve ser um nome feminino ou feminino e o significado do nome deve ser fornecido.

 

- Narrativa inspiradora e conceitual:

Deve ser uma narrativa de 1500 palavras enviada em formato Word que detalha as características únicas do seu design e como ele reflecte os elementos de design africano que você pesquisou. Detalhes do grupo étnico ou região da África, estética tradicional e elementos que inspiraram o design do protótipo devem ser fornecidos. Devem ser fornecidas imagens originais, dos motivos ou padrões usados ​​no projecto, junto com seus nomes e significados, se disponíveis. Devem ser especificados materiais de construção sustentáveis ​​para a fundação, estrutura, paredes internas, telhados, fenestrações e outros elementos estruturais. Ele também deve responder às perguntas:

  • Como seu projecto traduz elementos da Arquitectura tradicional de maneiras novas e inovadoras, por meio de elementos culturais e estéticos em seu conceito de design?

  • Como o seu projecto aborda as questões de calor, resfriamento, ventilação e fluxo de ar dentro do edifício?

  • Quais são os motivos pelos quais um possível desenvolvedor escolheria comprar seu projecto?

  • Quais das características únicas do seu projecto são dignas de se tornarem um requisito do código de construção para construção na África?

  • Que desafios de ambiente construído resolveste com o uso da ciência e tecnologia nativas?

Plantas, elevações e seções:

Deve ser representado apenas de forma esquemática (não são necessários desenhos de construção / trabalho) e deve ser apresentado em formato JPEG. Cada sala deve ser rotulada com sua função (uso) e o tamanho e as dimensões da sala devem estar no sistema métrico apenas (m² / metros quadrados).

 

Renders 3d:

No mínimo duas perspectivas 3D da fachada do edifício devem ser fornecidas apenas no formato JPEG. Não deve haver textos ou rótulos nas renderizações. Os rebocos podem ser articulados com paisagismo ou corpos d'água, mas não devem conter veículos, pessoas ou animais.

 

Renúncia de reconhecimentos:

O formulário de isenção preenchido serve como prova de que você concorda com os termos e condições da competição de design.

 

Júri:

O painel do júri é composto por arquitectos profissionais, designers e professores de Arquitectura e design afrocêntrico. As inscrições do concurso serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

  • Design originalidade

  • Inovação de design

  • Adequação cultural

  • Relevância contextual

  • Preservação arquitectónica

  • Participação da comunidade

  • Forma

  • Função

  • Impacto

  • Sustentabilidade

 

Prêmios e honra

As categorias de prémios incluem:

Seis vencedores regionais (África Ocidental, Leste, Central, Norte, Sul, Diáspora) Cinco menções honrosas por região

 

Benefícios:

- Promova a sua Arquitectura africana favorita para o mundo;

- Os vencedores ganham estágios remunerados na CPDI África & Associates;

- Torne-se um embaixador em seu país para as iniciativas da CPDI na África;

- Mostrar seu currículo e portfólio de design internacionalmente;

- Apresentado no CPDI África Heritage Compendium & Exhibitions.

 

Além dos certificados de premiação, os vencedores e menções honrosas serão apresentados no site da CPDI África e nas plataformas de media social, e também serão convidados a apresentar virtualmente seus designs aos jurados durante a cerimónia de premiação. Eles também ganharão uma colocação gratuita em qualquer curso de curta duração certificado pelo CPDI África Global Studio de sua escolha. Os seus designs serão apresentados no website do CPDI África e serão apresentados como parte das publicações e exposições itinerantes do CPDI África. Os vencedores e menções honrosas serão a cara do CPDI África nas suas respectivas regiões / países.

Para participar no Concurso do Património de Arquitectura Africana do CPDI, registe-se em www.cpdiafrica.org

 

Para se registar:

https://www.cpdiafrica.org/competitions

 

Organizadores

CPDIAFRICA The Community Planning And Design Initiative Africa

CPDIAFRICA The Community Planning And Design Initiative Africa

Prazo de envio: 31 de agosto de 2021 11:30

Preço de Inscrição: $100

Diana Novela

Diana da Conceição Novela, é designer, artesã e fotógrafa. Estudante finalista de Design no Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

Anterior
Anterior

Design e a Nanotecnologia

Próximo
Próximo

Sona (etnomatemática) elevada como Património Cultural Imaterial de Angola