Coca-Cola adopta Fizzion para criar sua identidade visual
A Coca-Cola Company em colaboração com a Adobe lançou há poucos dias o Fizzion – um sistema inovador de inteligência de design que, combina IA com design humano para criar uma identidade visual global, viva e mutante.
O Fizzion transforma directrizes tradicionais de marca em activos inteligentes e adaptáveis, permitindo que equipas criativas produzam conteúdo até 10 vezes mais rápido sem comprometer a qualidade, a integridade e a originalidade. O projecto encontra-se ainda em fase piloto, e mostra uma visão ousada para o futuro — em que a consistência da marca é dimensionada com velocidade e os designers mantêm total controle.
A Coca-Cola Company contém mais de 200 marcas em mais de 200 países, operando, por isso em um dos ecossistemas de marketing mais complexos do mundo. Manter a criatividade, originalidade e um toque local desde sempre constituiu um dos maiores dasafios da marca. A Fizzion acaba por ser uma resposta acertada por priorizar o design e substituir o trabalho humano, depois de aprender com eles.
“Com a Fizzion, nossos elementos de design se tornam inteligentes. Logotipos, fontes, imagens — as directrizes da marca agora vivem de forma inteligente dentro deles. Cada activo entende como deve se comportar, se adaptar e escalar em qualquer contexto”, disse Rapha Abreu, Vice-Presidente Global de Design. “Trata-se de incorporar a IA no coração do nosso sistema de marca para que a criatividade possa fluir mais rapidamente, sem perder a essência.”
Basta projectar uma vez
A Fizzion funciona aprendendo directamente com a forma como os designers operam em aplicativos da Adobe Creative Cloud, como o Illustrator e o Photoshop. À medida que os designers criam layouts, refinam a tipografia e tomam decisões em tempo real, a Fizzion captura essa intenção criativa e a codifica em um StyleID — uma identidade legível por máquina que aplica automaticamente as regras da marca em todos os formatos, plataformas e mercados. Uma vez treinados, os StyleIDs funcionam como guias em tempo real, permitindo que as equipas da Coca-Cola e parceiros de agência gerem centenas de variações de campanhas localizadas com precisão e consistência.
Um legado de liderança em design
Por quase 140 anos, a The Coca-Cola Company liderou a inovação de marcas, definindo modelos que outros sectores seguiram. Desde o pioneirismo da garrafa Contour há mais de 100 anos até a padronização de sistemas de identidade globais, a The Coca-Cola Company redefiniu continuamente a forma como as marcas escalam a excelência criativa. A Fizzion se baseia nesse legado, sendo pioneira e definindo o modelo a ser seguido por outras: um sistema de design inteligente em que as regras da marca se integram aos próprios activos, garantindo consistência, velocidade e adaptabilidade em todos os pontos de contacto. A Coca‑Cola Company prova que a consistência global e a nuance local em um mundo gerado por IA podem trabalhar em harmonia, mantendo as marcas icônicas, ressonantes e sempre alinhadas à marca.