Publicações em destaque
O melhor conteúdo para profissionais criativos
Na DEZAINE promovemos o acesso ilimitado e permanente a conteúdo relevante e de qualidade, produzido por uma equipa dedicada e sempre inspirada, tudo para que te tornes um profissional diferenciado e a melhor versão de si mesmo.
Porquê se deve iniciar projecto com o briefing?
No campo de design, é crucial que o profissional, ao entrar em um novo projecto evite, deste modo, ter ideias pré-concebidas. Só desta forma poderá proceder de modo criativo.
Psicologia das cores como fundamento para linguagem visual
O conceito sistematizado da teoria das cores foi cunhado pelo escritor, poeta e cientista naturalista Johann Wolfgang von Goethe, durante a sua estadia em Roma, onde ele descobriu o seu amor pela cor através das obras de artes criadas por artistas romanos
Digital Lab Africa - Programa de mentoria e incubação para criativos africanos
O Digital Lab Africa, o primeiro programa de mentoria e incubação para criativos africanos em conteúdo inovador e digital, lançou a sua chamada de candidaturas para artistas, produtores, designers, colectivos, estudantes ou empreendedores das indústrias criativas e culturais, inclusive de toda a África Subsaariana
A história pode ser a chave para inovação do design gráfico
Nós como designers gráficos temos que ter o discernimento suficiente para compreender que a inovação resulta de um melhoramento, seja ele pacífico ou radical. Tem que ser algo que mude, ou acrescente algo positivo aos consumidores de determinados produtos. E isso, felizmente, é possível de modo não mais difícil, e talvez complexo, graças ao método projectual que o verdadeiro designer gráfico faz o uso.
De onde vem o Lorem Ipsum?
Se você é designer ou já pesquisou por alguns modelos de folhetos, livros e outros formatos de publicação impressa e online, com toda a certeza já se deparou com algum texto iniciado por lorem ipsum. Afinal de contas o que é e de onde vem isto? Porque é que os designers usam tanto?
Adidas lança campanha de sapatilhas feitas de plástico reciclado
A Adidas associou-se à agência criativa Mojo Supermarket para uma campanha inteligente que permite comprar um par de Stan Smiths usando garrafas de plástico. A campanha visa encorajar o público a criar a cultura de reciclar e salvar o mundo do desperdício de produtos prejudiciais ao planeta.
Design gráfico no cinema - Unbreakable Kimmy Schmidt
Design é, de facto, uma linguagem. É pouco falado, mas programas televisivos e filmes têm a intervenção de um designer gráfico. A marca de um programa ou filme é e deve ser concebida por um designer gráfico.
Design e cultura imaterial para celebrar o Dia Internacional de Design
A DEZAINE está a organizar um debate alusivo ao Dia Internacional do Desing, com o tema “Design como Linguagem para a Cultura Imaterial”. Contará com a participação de Michele Cavaloti e Mércio Chambal, moderação de Diana Novela.
Fazer o bem ou o mal importa em design?
É verdade que os designers com mais dificuldades económicas se tornam mais dependentes de seus clientes, e por via disso acabam por se envolver em trabalho apenas por razões económicas, já que a moral é incapaz de pagar as contas.
Importância do netwoking no design
Criar ou desenvolver um ciclo de conversa em grupo de pessoas que tenha o mesmo interesse é uma nova forma de expandir a rede de contacto, criando assim oportunidades (podem ser prestação de serviços, trocas de experiências, entre outros)
Estamos cercados por cavalos de Tróia
Flusser diz que este engano é uma armadilha à própria limitação humana. O cavalo de Tróia, indica, é um óptimo exemplo de um projecto/design/desígnio enganador, que pretende ludibriar o utilizador.
Uma reflexão sobre influências do design moderno
Hoje, mais do que nunca devemos, como designers, conceber designs eficientes. Como diz Paul Rand, “Não devemos tentar ser original, porque ser bom já é um trabalho árduo”. Até que ponto podemos conseguir sintetizar informações e conseguir comunicar eficientemente e inovar?
Chamada para Submissão de Vídeos ao Plural +, Festival Juvenil de Vídeos
Se é jovem de pelo menos 25 anos, cineasta, animador, editor, actor ou humorista, partilhe em vídeo a sua visão do mundo para questões sociais ligadas à migração, diversidade, inclusão social e prevenção da xenofobia, através do Plural +.
Lançado o concurso fotográfico GLOBAL PEACE PHOTO AWARD
Participe deste concurso mundial que promove a paz interior, paz entre as nações e habilite-se a ganhar até €10.000. A premiação será em Viena, no parlamento austríaco, em Setembro de 2021.
O que você precisa saber sobre design de logotipos?
Neste artigo separamos 10 regras importantes para a criação e desenvolvimento de design de logotipo, baseadas na proposta de David Airey, um designer de identidades visuais, que dirige um estúdio independente na Irlanda do Norte.
Abertas inscrições para o Programa Africa Startup Initiative para jovens africanos
O programa Africa Startup Initiative está focado em potenciar startups africanas do sector da tecnologia móvel. As 10 startups escolhidas terão acesso a benefícios avaliados em mais de €500.000.
Indústrias Culturais e Criativas: fluidez e grandeza
Quanto mais ouço falar sobre as Indústrias Culturais e Criativas em Moçambique, mais tenho a impressão de que ainda não estamos suficientemente claros sobre o que incluir ou deixar de fora.
O equilíbrio e a beleza na proporção áurea
A Proporção Áurea já mostrou, ao longo da história, ter evidente preferência cognitiva dos seres humanos. Alguns dos mais antigos indícios de emprego de um rectângulo áureo estão na estrutura de Stonehenge, erguida entre 2450 e 1600 a.C.
Seja membro da DEZAINE Community
Ao assinar como membro, você passa a ter acesso a um conteúdo exclusivo que inclui ebooks, aulas, cursos, podcasts e recursos para aprimorar o seu trabalho e continuar a crescer.
Para além disso, estará a colaborar para a manutenção da distribuição gratuita de conteúdo e para a nossa missão de contribuir para a consolidação do ecossistema e cultura de design no continente africano e no mundo.
A taxa mensal é de $ 15. Pague apenas $ 10 mensais por um período de um ano. Poupe mais de 30%.
Fale connosco
A nossa equipa está sempre à disposição para ajudar. Caso tenha em mente algum projecto, necessidade de fazer alguma consulta, contribuição ou sugestão, não hesite em entrar em contacto connosco. Conte-nos também sobre como está a ser a sua experiência com o nosso website e como podemos ajudar a melhorar a sua experiência.
O público é volátil e imprevisível. Campanhas fixas e genéricas não funcionam mais. Para acertar o alvo, é preciso adaptação, escuta ativa e criatividade estratégica.