Imagens e Marcas: Porquê a IA nunca vai substituir designers

O avanço da tecnologia constitui ameaça para alguns sectores de trabalho, mas para outras, uma grande oportunidade de flexibilizar e chegar a resultados mais rapidamente do que seria sem o suporte desta. A mudança sísmica dos últimos tempos, com o crescimento rápido da Inteligência Artificial tem impacto directo sobre os designers, mas também noutras profissões como fotografia, jornalismo, arquitectura. O facto é que, apesar da cada vez mais assustadora capacidade da IA, muito dificilmente seria capaz de substituir os humanos, os designers humanos. Aqui seguem dois motivos essenciais:


Imagens

Presume-se que os geradores de imagens de IA criam imagens totalmente novas. Quando se digita um prompt no Midjourney ou DALL-E,  realmente se obtém dele uma imagem nova e nunca antes vista, porém, embora a imagem em si possa ser nova, os conceitos visuais que a impulsionam não o são. Isso se deve à forma como os sistemas de IA são treinados. Sistemas como DALL-E e Midjourney aprendem a criar imagens de lugares ou conceitos revisando bilhões de imagens existentes. À medida que analisam esse grande número de exemplos visuais que ilustram um lugar ou conceito específico, eles extraem pequenos fragmentos de significado de cada imagem que veem. As imagens produzidas pelos geradores de IA são a média visual de todos os dados de treinamento que o gerador de imagens viu relacionados a um conceito visual. Ou seja, na IA nao há criatividade nenhuma, pois um sistema projectado para usar médias matemáticas nunca seria capaz de criar algo totalmente único. Ela reflecte tudo que antes foi criado e visto, mas nunca mostrará algo único.


Imagem criada por IA

Marcas

Da mesma forma, embora os geradores de imagens de IA possam criar recursos visuais em grande escala, para a maioria das marcas os recursos visuais são apenas uma pequena parte da equação. Uma marca forte como Aston Martin ou Volkswagen não envolve apenas produtos, marketing, textos ou belas imagens. As marcas têm a ver com história, emoção, artesanato, pessoas e comunidade. Certamente, as imagens criadas por IA podem ajudar uma marca a transmitir a sua mensagem. Mas só podem fazer isso quando são cuidadosamente seleccionados por pessoas que compreendem perfeitamente a visão da marca, o que ela procura transmitir, quem pretende alcançar e (talvez o mais importante) os tópicos que evitaria. As marcas podem ter  problemas sérios se se esquecerem disso. Se você deixar um computador ditar o que sua marca representa, você acabará com mensagens enfadonhas e que nada têm a ver com o que a marca de facto é.

Embora a IA possa servir aos designers como uma ferramenta poderosa, ela nunca irá substituí-los e ao seu conhecimento sobre o que motiva os humanos a se conectarem com as marcas.

Fonte: Unsplash

O valor da Inteligência Artificial

Embora a IA nunca substitua a engenhosidade humana de um designer qualificado, a IA causará mudanças massivas na indústria do design. Embora não consiga imaginar coisas totalmente novas, pode pegar numa semente ou centelha da imaginação humana e expandi-la exponencialmente, muitas vezes num instante. A IA é excelente na criação de versões. Se você der a um gerador de IA uma ideia totalmente nova e humana, ele poderá fornecer 100 ou 1.000 versões dessa ideia em poucos minutos. Essa é uma capacidade incrivelmente valiosa para designers. Podemos trazer nossas ideias para a IA e vê-las desenvolvidas ou expandidas quase que instantaneamente. A partir do vasto número de opções que isso nos oferece, podemos aplicar a nossa criatividade humana para obter os melhores resultados. Também podemos validar nossas ideias usando IA para ver quão próximas ou distantes elas estão das normas e médias visuais.

Fonte: Unsplash

Um bom design geralmente significa encontrar um equilíbrio entre inovação e familiaridade. Projectos muito familiares são enfadonhos, mas projectos muito inovadores costumam ser impraticáveis. Como a IA fornece uma média visual obtida de milhões ou bilhões de imagens, ela pode ajudar os designers a ver onde estão suas ideias no espectro entre o familiar e o totalmente novo. Esta pode ser uma importante verificação da realidade no processo de design. Comparar suas ideias com uma média visual pode ajudar a fundamentá-las – ou revelar que são realmente novas e diferentes. Tudo isso quer dizer que a IA é uma ferramenta de design incrivelmente poderosa e os designers precisam começar a se envolver com ela agora. A IA expandirá rapidamente as capacidades dos melhores designers e ajudará marcas estabelecidas a criar muito mais conteúdo visual, com muito mais rapidez. Mas a IA nunca substituirá a centelha brilhante de engenhosidade que um designer traz para a mesa. Essa centelha reside apenas no ser humano.

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