De Facebook para Meta - Conheça o processo de design da marca

Se você está a ler este artigo, provavelmente já deve saber que a Facebook, Inc. que é a redentora das maiores redes sociais do mundo está com novo nome e nova marca.

Este artigo versa-se sobre o processo envolvido na criação da nova marca em termos de design.

Antes de avançar para o design importa vermos o significado do nome "Meta".

Já a algum tempo que a Facebook Inc, vinha a informar e demostrar que não é uma empresa de um só produto (Facebook) e sim uma empresa que desenvolve tecnologias em torno das pessoas e de seus relacionamentos, porque segundo eles nada supera o fato de estarmos juntos.

"Com um novo nome, podemos representar mais claramente que a empresa é mais do que um produto, pois ajudamos a dar vida ao metaverso."
A Facebook ainda disse que este próximo capítulo é um futuro feito por todos nós que nos levará além do que a conexão digital torna possível hoje - além das restrições das telas, dos limites da distância e até mesmo da física. Para a empresa, o Meta é um lembrete de que sempre há mais para construir
"Meta" sai de “Metaverso” que segundo a empresa é a próxima evolução da tecnologia social - onde você pode compartilhar experiências imersivas com as pessoas, mesmo quando se não pode estar no mesmo lugar. pessoalmente, e fazer coisas juntos que você não poderia fazer no mundo físico.
Neste vídeo o CEO da Empresa fala em detalhes sobre essa nova fase.


Já que este artigo é sobre o processo por de trás da construção visual da marca Meta é disso que vou me ocupar a partir de agora.

A jornada do desenvolvimento da marca corporativa que acentua a visibilidade dos produtos que antes conhecíamos como do Facebook começou em 2019.

Este projecto esteve a cargo do consultório de branding Saffron sediado em Londres.

O símbolo da nova marca Meta ao contrário dos processos tradicionais de design de marcas, foi projectado para viver em movimento e 3D. Desenhado a partir de uma única linha no espaço usando a própria tecnologia Quest da empresa, o símbolo Meta forma um loop contínuo que funciona perfeitamente entre contextos 2D e 3D.

 Ele é projetado para ser experimentado de diferentes perspectivas e interagido. Pode se assemelhar a um M de “Meta” e também às vezes um signo de infinito, simbolizando horizontes infinitos no metaverso.
O símbolo Meta foi projetado para viver dinamicamente no metaverso - onde você pode se mover através dele e ao redor dele.
Pode assumir texturas, cores e movimentos infinitos, capturando a criatividade e a imaginação de um mundo 3D. Também era importante que o símbolo assumisse um gradiente azul e trouxesse a cor dos produtos principais da empresa , conectando o futuro às origens da empresa.

A marca nominativa Meta foi projetada para ser simples e eficaz em uma ampla gama de aplicativos - desde o menor caso de uso no aplicativo até o mundo imersivo do próprio metaverso.

A marca usa a fonte tipográfica da empresa, introduzida em 2019.

O caso de estudo da marca ainda não está disponível, estou ansioso para ver mais detalhes desta marca global que muito ainda está a dar de falar, e poder partilhar convosco.

Comenta aí o que você acha desta nova marca no geral e em termos de design?

Carlos Botomane

Carlos Botomane é licenciado em Design e Tecnologia das Artes Visuais pela Universidade Pedagógica, trabalha na área há 4 anos. É estudante de Design de Experiência de Usuário (UX Design). Para além de design é apaixonado por cozinha, leitura, conversa, música e agricultura.

Anterior
Anterior

InsusTEMPOabilidade do Design

Próximo
Próximo

Acompanhe no dia 11 de Novembro às 17h45 com: