Cinza fosco e amarelo brilhante são as cores Pantone de 2021

A Pantone anunciou no último mês de 2020 duas cores para o ano de 2021: Ultimate Gray e Illuminating, uma combinação de cinza fosco e um o amarelo brilhante. A escolha teve uma grande influência da situação de pandemia que assolou o mundo inteiro, desde finais de 2019 e início de 2020.

Moodboard: Diana Fernandes

Moodboard: Diana Fernandes

Conceito PANTONE 17-5104 Ultimate Gray+ PANTONE 13-0647 Illuminating.

Duas cores compostas por cinza e amarelo, completamente independentes, que carregam elementos e personalidades diferentes que unidas são capazes de transformar uma a outra, é assim que são usadas para interpretar o mundo hoje. Esta combinação comunica a felicidade baseada na força e esperança, é a proposta para quem busca respostas certas e iluminadas para um mundo actual cheio de incertezas.

Desde 2000 a PANTONE COLOR define aquela que será a cor do ano, com objectivo de criar uma linguagem objectiva e numeral, para que impressoras em qualquer lugar do mundo possam reproduzir a cor de forma fiel e precisa. Essas cores são aplicadas em vários sectores de trabalho, incluindo design gráfico, moda e produto.

Imagem: Diana Fernandes

Imagem: Diana Fernandes

A selecção das cores é feita baseada em pesquisas de acontecimentos que podem influenciar de alguma forma no comportamento das pessoas. O amarelo cintilante e alegre, com vivacidade, tons ensolarados compõem a PANTONE 13-0647, fazendo uma perfeita combinação com o cinza, que simboliza elementos de robustez, perseverança, que são eternos e fornecem fundamentos sólidos.

“A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prática e solida como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e optimista, esta é a união de cores que nos passam resiliência e esperança, precisamos nos sentir encorajados e encantados, isso é essencial para o espírito humano.”

Leatrice Eiseman, Directora executiva da PANTONE COLOR INSTITUTE.

PANTONE COLOR INSTITUTE (Instituto Pantone de Cor) nascou no início dos anos 60, como uma companhia de impressão em Carltadt, em Nova Jersey, esta empresa era especializada em tabelas de cores para indústria da moda e medicinais. Lawrence Herbert se ajuntou a corporação, quando percebeu a necessidade que os designers, agências de publicidade e tipografias tinham para se comunicar e identificar cores devido a insuficiência de reedição das tonalidades de cor.

 

Fonte: pantone.com

Nilza Dánia da Conceição Ráma

Nilza Dánia da Conceição Ráma é licenciada em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

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